Fundada por Alexandre Magno no ano de 330 a.C. Alexandria chegou a converter-se em uma grande cidade cosmopolita, onde se reuniam todas as correntes do saber do Oriente e do Ocidente, diferentes cultos religiosos, e onde foram construídas as duas instituições mais importantes da cidade: o Museu e a grande Biblioteca. A união de todo este saber, a investigação e o respeito a todas as crenças, converteu Alexandria em um sonho feito realidade, que nós tratamos de recuperar em nossos dias.

Hypatia nasceu aproximadamente no ano 370 d.C. No mesmo momento da queda do Império Romano e da sucessiva expansão da religião cristã. Na época de Hypatia já não se respirava o ar luminoso de Alexandria, existia uma forte crise entre o culto cristão e aqueles que eram tratados como pagãos por suas crenças diferentes.

Em meio deste choque se encontrava Hypatia…

Filha do diretor do Museu de Alexandria, (do qual se diz que morreu de pesar), assumiu a direção do Museu; dela se conta que era uma jovem de grande beleza, profundamente inteligente, virtuosa, grande conhecedora de matemática, astronoma, geometria cônica, mecânica… Desenhou o astrolábio que servia para medir a posição das estrelas e planetas e um aparelho para a destilação da água.

Ministrava aulas em sua casa, depois que o Museu foi destruído. Andava pelas ruas conversando com todos aqueles que quisessem escutá-la e explicava os escritos de Platão, Aristóteles e outros filósofos.

Hypatia negou-se a trair seus ideais, teve a valentia de defender aquilo que mais amava, até que no ano de 415 foi assassinada por monges fanáticos da Igreja de São Cirilo de Jerusalém.

A exposição conta com cinquenta peças que procedem da coleção Jordi Clos, entre as quais destacam-se representações de deusas e rainhas, além de objetos da vida cotidiana.

Ficha da exposição

Local: Museu Egípcio de Barcelona

Endereço: C/Valencia, 284

Telefone: 93 4881 188

Web: www.fundclos.com

Autor

Revista Esfinge