O Êxito, em todas as épocas da história, foi uma meta a ser atingida. Hoje, uma vocação deve ser acompanhada por um questionário indispensável sobre a praticidade dessa vocação, em relação a poder e riqueza. Se essas fossem realmente fórmulas para triunfar na vida, deveria haver muito mais seres felizes. Devemos, entretanto, procurar um êxito que nos deixe certa dose de satisfação e de paz. Podemos adquirir um triunfo mais humano, mais estável, em harmonia com os nossos sonhos e aspirações.

As estatísticas demonstram que aumentam progressivamente os estados de psicose, depressão, angústia, insatisfação, solidão, agressividade, tédio, corrupção e muitas situações psicológicas que constituem o quadro do estresse. É evidente que não basta sonhar para nos converter em triunfadores. É preciso agir e saber desenvolver uma atividade sã, baseada na vontade. Não agir porque sim, mas escolher as melhores e mais adequadas ações. O velho conselho de conhecer a si mesmo não perdeu a atualidade. Não podemos considerar uma ação proveitosa se não soubermos quem somos e quais são nossas habilidades e possibilidades. E, uma vez que as conhecemos, é preciso exercitá-las para termos alguma atividade que seja útil para nós e para os outros. É preciso fazer bem todos os trabalhos que começamos, não só pelo prêmio que possamos receber, mas pela satisfação de comprovar nossa eficácia.

Saber conformar-se com o que vamos obtendo e, ao mesmo tempo, nunca nos conformar, procurando sempre uma quota a mais de rendimento. Nunca sucumbir face aos problemas, por mais difíceis que pareçam, mas ao contrário, forçar a imaginação para encontrar saídas e soluções. Conhecer as dificuldades como provas para nossa inteligência e vontade. E, no pior dos casos, converter os fracassos em novas oportunidades para voltar a começar. Esforçar-se continuamente em amar, que é a melhor forma de compreender os outros.

Ajudar alegre e generosamente os demais, que é a melhor forma de sentir-se bem consigo mesmo. Procurar o sentido da vida e esforçar-se para encontrar o sentido da nossa própria vida. Nada acontece por acaso e só obtém respostas aquele que as procura, com espírito de sabedoria, com valor de quem dá como certa a conquista. Dar um toque de beleza em todas as coisas e lugares. Quem conseguir aplicar estas poucas chaves será uma pessoa satisfeita na medida em que a satisfação é o alimento dos humanos.

Autor

Revista Esfinge