Múltiplas e variadas foram as inter-relações entre a Arte e a Ciência, desde o mundo antigo, o Renascimento até a época atual.

Grandes descobertas científicas ajudaram a plasmar grandes obras de arte e vice-versa, e grandes pensadores e cientistas buscaram sua inspiração na beleza e harmonia da Natureza.

Um curioso concurso promovido pela Universidade de Princeton, na sua segunda edição, publicou os resultados das melhores imagens e, pela primeira vez também vídeos e sons, produzidos pelos seus empregados durante o ano e publicados em Art of Science Competition / 2006 online gallery: Todas estas imagens, sons e vídeos foram obtidos durante a realização de pesquisas científicas ou incorporam ferramentas e conceitos da ciência.

Originadas de 16 departamentos, foram selecionadas obras audiovisuais procedentes pura e simplesmente de pesquisas científicas, que resumem muito bem o propósito de perpetuar um momento singular, seja na arte como na ciência, em que o resultado é mais que a soma de suas partes: percebe-se uma Unidade, uma Vida, uma Harmonia.

As imagens surgiram de diferentes momentos e circunstâncias, validando anos de pesquisa, ou o chegar à epifania da beleza após um dia insípido no laboratório, ou a meditação de um pintor acerca do sentido biológico da vida.

Agradecemos pela colaboração de todos os participantes por compartilhar sua imaginação e o fruto de suas pesquisas, reafirmando os profundos vínculos entre Ciência e Arte.

http://www.princeton.edu/~artofsci/gallery2006/index.html

Autor

Revista Esfinge