Ler os clássicos gregos sempre foi um prazer muito recomendável e desde sempre esses belos poemas têm sido bons para a mente e o espírito. Agora alguns investigadores alemães estão adicionando uma razão a mais para ler Homero, pois descobriram que ler em voz alta a Odisséia faz bem para a saúde do coração.

Um estudo realizado por investigadores europeus e publicado recentemente no American Journal of Physiology sugere que os ritmos da poesia antiga podem sincronizar os ritmos cardíaco e respiratório, o que tem um efeito positivo sobre todo o nosso corpo em geral, especialmente sobre a circulação sanguínea.

A Odisséia está escrita em una métrica chamada hexâmetro dactílico, na qual cada uma das seis seções de um verso tem uma sílaba longa seguida por outra sílaba longa, uma sílaba curta, ou duas sílabas curtas; enquanto se lêem os versos os ritmos respiratórios e cardíacos se sincronizam e isso ajuda que o coração trabalhe de uma forma mais pausada e eficaz. Faz com que as pessoas se sintan melhor física e psicologicamente.

Assim que, quando você for ao médico e ele lhe receitar ler a Odisséia, não se surpreenda e aproveite para lê-la, pois será bom mental e fisicamente e, além disso, o seu coração agradecerá.

Autor

Revista Esfinge