A grandiosa caverna de Lascaux pertence ao Paleolítico Superior. É datada de 15.000 a.C., e está localizada em Montignac, na Dordonha francesa.

A arte paleolítica é quase exclusivamente um fenômeno europeu, tanto em sua vertente rupestre como as de utensílio. Estende-se principalmente pela Aquitânia e os Pireneus, e pela costa cantábrica na Espanha. As grandes cenas são normalmente encontradas em salões muito longe da entrada, portanto, considerado como um lugar de culto, e não uma mera ornamentação. Pintavam iluminando com lâmpadas de gordura, usando pigmentos naturais esmagados, aglutinados com água, gorduras, resinas e cola de peixe.

Os principais temas são os animais, com base na subsistência: suas atitudes, caça, quase suas fotografias.

Em sua evolução estilística, Lascaux pertence ao período Aurignacian-perigordian, como exemplo culminante. A caverna está em uma massa calcária quase impermeável e ligado ao exterior por um orifício não muito grande, e mede aproximadamente 3.000 m3, dos quais os principais pertencem ao Salão dos Touros e o divertículo à direita.

Ela foi descoberta em 1940, e desde 1948 tem recebido um número excessivo de visitantes, o que resultou em mudanças profundas que perturbaram o equilíbrio biológico, climático e químico estabelecidos ao longo de milênios.

As variações estacionárias térmicas das estações nas paredes ocorrem em sentido inverso do que no exterior, pela penetração a partir do solo de ondas climáticas térmicas. Em diferentes profundidades, a chegada dessas variações térmicas ocorre em tempos diferentes, com maior ou menor atraso.

A gruta é uma cavidade fechada para baixo; cada uma das partes tem um regime de circulação de ar quase independente. O dióxido de carbono tem origens distintas: pode ser devido à respiração dos visitantes ou a decomposição de matéria orgânica. Os microrganismos encontram condições ideais de crescimento, o ar está úmido graças à respiração, e a iluminação é grande nas muitas horas de visitas. Os visitantes também carregam secreções que vão se depositando nas paredes.

A complexidade do problema levou os especialistas a lidar com o tratamento em duas etapas: primeiro, o uso de uma solução antibiótica a base de estreptomicina, penicilina e canamicina spray, e em seguida, para as algas, pulverização de uma solução diluída de aldeído fórmico nas pinturas.

Simultaneamente, manteve-se uma umidade higroscópica nas paredes para assegurar a estabilidade dos fragmentos.

Nós falamos de Lascaux; cada caverna é um mundo à parte, com seus próprios problemas e as suas próprias soluções.

Mª Ángeles Fernández

Autor

Revista Esfinge