Quanta disciplina eu vi em meu amigo Bem-te-vi!

Todas as manhãs, há muito tempo, ele pousa em uma árvore em frente a minha casa, olha para o Sol nascente, enche o peito e diz: Bem-te-vi.

É maravilhoso ver que um ser tão belo e tão pequenino é capaz de fazer, exatamente, aquilo que a Natureza espera dele.

Não parece estar preocupado com os modismos, com as mudanças das circunstâncias à sua volta. Quando haviam mais árvores do que casas ele cantava igual. Se hoje existem muitos fios e cabos elétricos e antenas em volta dele, onde antes era apenas espaço livre, ainda assim ele estufa o peito e diz: Bem-te-vi!

Sua disciplina faz com que ele se adapte às circunstâncias que se alternam a cada dia. Não importa se o céu está aberto ou se as nuvens encobrem o Sol, não importa se há um céu de brigadeiro ou uma chuva torrencial, ele, simplesmente, sorri e, alegremente, canta… Bem-te-vi!

Depois de tanto tempo de tão simples e bela convivência eu sinto, claramente, que posso confiar nesse passarinho. Seu ritmo, sua constância, sua perseverança, sua aplicação em realizar seu dever, sua ação eficaz, generosa e segura, são exemplos simples e claros de uma vida moral.

É muito fácil confiar num Bem-te-vi, e também em todos os seres que fazem aquilo que a natureza espera deles. Aqueles que vivem e convivem experimentando e respeitando a vida à sua volta.

Como seria bom se pudéssemos voar como um Bem-te-vi, do alto observar as pessoas e também a nós mesmos, e a cada atitude pudéssemos dizer que vimos o bem ali presente.

Sim, uma pessoa cedendo o lugar a um idoso, uma pessoa devolvendo o que não lhe pertence, uma pessoa servindo alguém que está faminto, uma criança aprendendo a plantar uma árvore, um professor dando uma aula, de coração aberto e quente, ensinando alguém a ser mais humano e mais fraterno…

Seria muito bom sobrevoar esses momentos e afirmar que o bem está ali, que podemos vê-lo entre os seres humanos e dentro de nós mesmos…

Seria muito bom então encher o peito e também dizer: Bem, te vi!

Não é difícil ver o bem na natureza, basta observar como a água serve a terra, como a terra serve as plantas, como os animais se entendem e se apoiam uns aos outros, como a Terra nos serve e como o Sol, divino fogo e luz, serve a tudo e a todos…

Como é bom ser humano e poder observar tudo isso, compreender nosso lugar neste belo mundo e nos esforçar para conquistar um pouco dessas virtudes, dessa disciplina, perseverança, constância, confiança, ritmo, responsabilidade, enfim, tudo isso que nos revela a Grande Mãe Natureza em sua generosidade, nobreza e em sua exuberante beleza…

Ah! Bem te vi, pássaro solar, alegra a minha vida o teu cantar…

Sinto que o Bem-te-vi é feliz como ninguém, pois é o pássaro que viu o Bem!

Gerson Miranda

Autor

Revista Esfinge