Meu pequeno Dioníisio, meu alegre menino divino, sinto não poder continuar a te dar o cacho de uvas que o nosso criador Praxiteles colocou em minha mão; da mesma forma sinto que tu tampouco podes fazê-lo com tua mãozinha. O tempo, ou os bárbaros, ou as pedras caídas de uma construção, nos arrancaram os braços. Não tenho uvas para oferecer-te…

Todos os que me contemplam ficam extasiados com minha beleza. Dizem que sou uma obra mestra do nosso criador: a delicada doçura do meu rosto, as formas perfeitas do meu corpo. E, presos a isto, não vão mais além. Contudo sou muito mais.

Sou um deus. Sou o mensageiro entre eles, o segredo, o silêncio. A sabedoria oculta, o captador das ciências. O que sabe, mas ao qual deve aproximar-se humildemente, com o desejo de aprender, e então, se souberes perguntarperguntar, , encontrareis as respostas.

Os meus seguidores são chamados de herméticos. Os que calam. Os que guardam o segredo do conhecimento. Os que sabem fechar as portas que nem todos podem atravessar.

A eles, lhes ofereço as chaves. As chlaves. Como a ti, pequeno DionisoDionísio, deus da alegria, te ofereço o fruto da videira. Como o início de um brinde pela vida. Hermes e DionisoDionísio sempre se deram bem. A sabedoria e a alegria. A felicidade de conhecer e a felicidade de existir. A alegria de buscar o conhecimento e de desfrutá-lo. Buscar as raízes do saber e do viver.

Apóias uma mãozinha em meu ombro, e esticas a outra na direção do cacho de uva: sinto que o perdi em algum ponto do tempo passado. Mas não te preocupes; permaneceremos juntos muito, muito tempo, e te ensinarei a buscar a sabedoria, e tu me ensinarás a rir.

Hermes e DionisoDionísio. Não existe melhor simbiose.

Mª Ángeles Fernández

Autor

Revista Esfinge