Um dos recursos turísticos-culturais utilizados pela cidade de Zaragoza é a criação de uma rota, chamada de Caesaraugusta, como meio para conhecer nosso passado romano, que percorre todos os museos dedicados aos restos que ainda existem do assentamento romano nesta cidade espanhola: muralhas, porto fluvial, termas públicas, o Teatro localizado no ponto mais alto da cidade, etc…

Esse teatro Romano de Zaragoza foi descoberto em 1972, porém até então e desde sua construção no século I sofreu inumeráveis modificações. No século III começou sua decadência. Sofreu a exploração de seus materiais que foram utilizados para a construção da muralha. Na época muçulmana viu como crescia em seu terreno a Medina, cheia de intrincada ruelas e mais tarde no século XIII (época cristã) se isolou ali o bairro judeu. Até 1492 quando, depois da expulsão dos judeus, se iniciou uma progressiva abertura ao resto da cidade. A partir do século XVI nesta zona se construíram numerosas igrejas e residências de importantes famílias até o século XX, quando foi reformada a residência da família Guillén convertendo-se no atual Museu.

Nos três andares do Museu, podemos ver desde um audiovisual e um teatro até uma grande maquete em três dimensões, podemos recriar a grandiosidade do edifício e com um pequeno esforço de imaginação poderemos ver os atores no palco.  E se em um arrebatamento de prazer aplaudimos, ficarão alegres por terem sido apreciados.

Autor

Revista Esfinge