Em colaboração com o Conselho Superior de Antiguidades Egípcias, uma equipe de arqueólogos australianos descobriu 6 tumbas não identificadas de 3.000 a.C. no antigo cemitério de Mênfis, a primeira capital do Egito.

As 6 tumbas foram encontradas na necrópole conhecida como Helwan, situada a 25 quilômetros ao sul do Cairo.

Em uma das 6 tumbas foram achadas facas cujas características nos ajudaram a saber que esta tumba pertencia à primeira dinastia do antigo Egito, disse a Dra. Kohler, diretora do projeto. Outra tumba continha um esqueleto bem preservado de uma mulher jovem, que tinha entre 16 e 18 anos de idade quando morreu. Também foram achados umas vasilhas, potes e utensílios para cosméticos. É um mistério saber porque morreu a jovem. A expectativa é que através da análise e estudo de seus objetos se descobrirá a causa.

Os reis daquela época começavam a experimentar a mumificação, porém as pessoas do povo – que é o caso do atual achado – não mumificavam seus corpos.

O Conselho Superior de Antiguidades Egípcias crê que um estudo exaustivo sobre o achado e continuar as escavações ajudaria a descobrir os detalhes da estrutura social de Mênfis, seus costumes funerários e história.

Este achado nos facilitará reconstituir o início da história da civilização egípcia, acrescentou a Dra. Kohler.

Autor

Revista Esfinge