Os violinos de Antonius Stradivarius estão retratados em mais mitos do que qualquer outro instrumento musical da história.

Uma nova investigação agora está tentando regatar seus segredos, principalmente o porquê de seu som tão perfeito.

Na Mid Sweden University (Mittuniversitetet) da Suécia, um grupo de investigadores está utilizando tecnologias modernas para descobrir os segredos desses violinos que tanto entusiasmam os peritos.

O italiano Antonius Stradivarius (1644-1737) concebeu uma geometria e um desenho desse instrumento que deu origem aos modelos seguidos por todos os fabricantes de violinos até hoje. Dos 1.100 instrumentos que fabricou, sobrevivem ainda uns 650. O valor extremamente alto desses instrumentos ficou evidenciado em um leilão realizado no mês de abril em Londres.

O Violino Stradivarius ‘Lady Tennant’, vendido nesta oportunidade, bateu o recorde em termos de valor no mundo dos leilões de instrumentos musicais, pois foi arrematado pelo preço astronômico de um milhão e meio de euros.

O trabalho de Antonius Stradivarius (Antonio Stradivari) ainda não conseguiu ser igualado. Mesmo depois de sua morte, poucos conseguiram produzir violinos que chegassem a se aproximar um pouco ao grau de perfeição que caracterizou esse gênio da acústica.

Autor

Revista Esfinge