Quem ainda se lembra do propósito com que nasceu a Internet? Embora tenha nascido como uma forma de intercâmbio de informação e investigações entre universidades, hoje é principalmente um lugar de intercâmbio comercial. E, se foi financiada pelo Departamento de Defesa dos EUA como meio seguro para manter as comunicações de maneira descentralizada em caso de ataque militar, hoje é mais comumente utilizada por delinqüentes e terroristas. Porém nesta ocasião não queremos falar do mal da Internet, senão do melhor exemplo que mantém vivo esse desejo de aprender, compartilhar e ensinar. Trata-se da enciclopédia de conteúdo livre e aberto on line, que começou a ser escrita em janeiro de 2001 e que recentemente alcançou seu primeiro milhão de artigos. Seu nome é Wikipedia, termo que provém de wiki-wiki, que em língua hawaina significa rápido.

Como seguidor dos avanços da chamada Inteligência Artificial, aquela que trata de fabricar máquinas, às quais se pode dizer que são inteligentes, chamou-me a atenção um de seus modelos de trabalho, pois logicamente todos pensamos que a melhor forma de fabricar uma máquina “inteligente” é aquela em que a máquina imita o comportamento do homem. Pois bem, na realidade isso está parcialmente certo, pois realmente o melhor modelo de comportamento inteligente é o de um grupo humano compartilhando seus conhecimentos. E efetivamente um grupo de trabalho, coordenado e especializado em diversos aspectos de investigação, em seu conjunto é mais inteligente que um só homem.

Um bom exemplo disso é a elaboração de enciclopédias, que, desde seus inícios com Diderot, Dalembert e companhia até nossa época, sempre requereu a contribuição de numerosos eruditos. O que mudou desde então? A facilidade de manejo, a enorme ampliação do número de colaboradores e a rapidez de elaboração que proporciona a Internet. A isso se soma o acesso gratuito e o trabalho voluntário de centenas de pessoas. Tudo isso realizado com um software gratuito, MediaWiki, que permite a qualquer pessoa modificar uma página a qualquer momento e ver as mudanças imediatamente. E em mais de 100 idiomas diferentes com 2.500 novos artigos por dia, assim como atualizações e correções permanentes. Além disso, os visitantes podem navegar por versões anteriores de cada artigo para ver o seu desenvolvimento.

A versão em inglês (en.wikipedia.org) é a mais extensa, porém a espanhola cresce espetacularmente graças ao progressivo aumento de internautas que falam o idioma espanhol. É que na wikipedia todos podemos participar: existem muitos projetos abertos, desde Astronomia até os videogames, passando pela Língüística, o Heavy Metal e os Esportes Olímpicos; é certo que em alguns deles podemos colaborar. Os artigos podem ser originais, copiados ou traduzidos de uma fonte de domínio público. Porém, também se pode ajudar a corrigir erratas, acrescentar detalhes ou melhorar a gramática. Também existe a proposta do “país da semana”, para acrescentar artigos sobre os países dos quais existem menos informações, ou as efemérides de um dia, ou de temas relacionados com nossa cidade, nossa universidade, nosso trabalho, etc… Inclusive, embora não nos sintamos capazes de modificar uma página, podemos deixar nosso comentário indicando que uma página deveria melhorar, ou auxiliar na documentação da própria ferramenta wiki para ajudar a outros usuários, ou realizar mil e uma tarefas de manutenção…, e até mesmo fazer alguma doação econômica para ajudar a custear o gasto dos equipamentos de informática necessários para manter toda essa enciclopédia.

O único problema é que esse website realmente “prende”, embora o tempo empregado nele seja boníssimo para melhorar nosso nível cultural tão baixo devido a tantas horas perdidas diante do televisor. Assim um alerta para quem tenha a “síndrome de internauta”, porque uma web tão completa, com tanta informação e tão bem entrelaçada pode fazer com que passemos horas e horas diante da tela…

Juan Carlos del Río

Autor

Revista Esfinge