Há quase três anos, na edição original em espanhol desta Revista, escrevíamos que o melhor endereço da web sobre o Egito era: “Amigos da Egiptologia” www.egiptologia.com. Naquele momento era o primeiro grande projeto para difundir a Egiptologia em língua espanhola e ainda hoje continuamos pensando que é a melhor página sobre esse tema. Nascida na onda da página anterior existe www.tierradefaraones.com ou “Projeto Dinástico”, em que são disponibilizadas informações sobre personagens do Antigo Egito cuja existência se situa entre o Pré-Dinástico e o Período Ptolemaico. E também www.egiptologia.org ou “Terra de Faraós” de conteúdo similar ao do primeiro endereço, embora a originalidade do primeiro fosse devido ao seu enfoque em relação à divulgação de notícias, às salas de bate-papo, à lista de distribuição, a um canal próprio em IRC, etc.

Embora superar a página anterior fosse uma tarefa bastante difícil, encontramos um novo endereço na web que tem algo diferente: é feita no Egito por egípcios e em espanhol. Como diz no rodapé da página: “Editada no Egito, o conteúdo desta página é de divulgação, não depende de nenhuma instituição oficial, nem disponibiliza informação turística”.

A página da web em questão, www.egipto.com, enfatiza especialmente o Museu Egípcio do Cairo. Tem um fórum para troca de opiniões e recomendações sobre o Egito, que é bem animado e no qual se pode fazer muitos amigos que compartilham nossa paixão pelo Egito.

Também podemos encontrar música egípcia moderna em formato MP3, receitas da cozinha egípcia e árabe em geral, fotos históricas do Cairo, desenhos de viagens, cartões postais e até vídeos sobre o Egito. Naturalmente em outros sites podemos encontrar toda a informação que necessitamos para planejar uma viagem ao Egito, incluindo ofertas de viagens, hotéis, guias, etc. E também histórias e lendas do longínquo Egito.

Também existe um agradável teclado no qual podemos escrever nosso nome com hieróglifos egípcios. Mas a parte mais importante é a dedicada à arte e ao simbolismo do Antigo Egito, sendo uma fonte quase inesgotável de leitura apaixonada sobre o misterioso e fascinante Egito.

Recomendamos o percurso pelo Museu do Cairo, com uma boa seleção de peças e o glossário completo de deuses egípcios, com seus nomes, atributos, representações, etc. Destacamos também a seção dedicada a grandes personagens da história egípcia e aos egiptólogos que conseguiram manter esses tesouros até nossos dias.

Portanto, o conteúdo é bem diversificado e completo que pode ser um complemento extremamente útil para os leitores da Revista Esfinge.

Juan Carlos del Río

Autor

Revista Esfinge