Arqueólogos brasileiros anunciaram a descoberta de uma antiga estrutura de pedra, em uma parte remota da Amazônia, que poderia jogar nova luz sobre o passado da região.

O sítio, que se acredita ter servido de observatório e lugar de adoração, antecede à colonização européia e indica um sofisticado conhecimento de astronomia por parte de seus construtores.

Devido à sua aparência, está sendo comparado com o Sítio Arqueológico de Stonehenge, na Inglaterra, mesmo que o recém descoberto pareça ser bem mais recente.

Ainda não se sabe exatamente quando foi construída a estrutura, mas fragmentos de cerâmica indígena encontrados no local foram datados como tendo 2.000 anos.

Até o momento não se acreditava que existissem sociedades avançadas na região amazônica, antes da chegada dos conquistadores europeus.

Solstício de Inverno

A descoberta ocorreu no estado do Amapá, no extremo norte do Brasil.

São 127 grandes blocos de rocha encravados no piso, no topo de uma colina.

Bem preservadas, com algumas pesando várias toneladas, as pedras estão aparadas e dispostas de forma espaçada e eqüidistante.

O que mais chamou a atenção dos investigadores foi a sofisticação da construção. As pedras parecem ter sido arranjadas para possibilitar a localização do solstício de inverno, ou seja, quando o sol está em seu ponto mais baixo no céu.

Acredita-se que os antigos povos amazônicos utilizavam as estrelas e as fases da lua para determinar os ciclos agrícolas.

FONTE: http://news.bbc.co.uk/hi/spanish/science/newsid_4767000/4767783.stm

Autor

Revista Esfinge